sexta-feira, 12 de abril de 2013

O cheiro do ralo ... (ou: sobre a Saúde e o ponto dos médicos)


O cheiro do ralo
     Na manhã de 05/04/2013 usuários da unidade reclamaram das condições do local para o Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (SISMAR). Numa ligação para a unidade soube-se da presença de representantes da Secretária Municipal de Saúde. Dirigentes sindicais foram à unidade e constataram que havia ocorrido uma queixa dos usuários sobre um forte odor de esgoto na sala de atendimento do médico. De acordo com o médico que atendia naquele momento e com alguns usuários presentes, o problema é antigo e o cheiro do esgoto vem de um ralo localizado na sala. Ao verificar o local observou-se que havia uma ligação de esgoto não sifonada, o que, além do mal cheiro e da contaminação, pode ser o acesso de roedores, baratas e escorpiões amarelos para o interior do Posto de Saúde. Para agravar a situação o local não possui a licença de funcionamento sanitário e está em condições deploráveis de higiene e estrutura. Há uma denúncia de que servidores em cargo de confiança e comissionados estariam tentando jogar a população contra o médico. Como o cheiro não era dos melhores, a população saiu em defesa do médico que apenas pediu outra sala para seus atendimentos. Para os representantes da Administração presentes o local só está sem sua licença de funcionamento porque a reforma do Posto do Jd. América está terminando. Estivemos na reforma e notamos que o trabalho está muito cru ainda e que já há falhas no projeto. Mais uma vez justificam um erro com outro e aplicam mal o dinheiro público. 

Vejam o depoimento de uma usuária do SUS em defesa do médico.



O médico foi imediatamente punido e teve gratificações cortadas, o que representa mais da metade de seus vencimentos (agora pouco mais de R$2.000,00 para 4 horas de trabalho sem condições dignas.

     Temos que atentar para muito mais que maus profissionais e seus chefes coniventes. Basta dar uma rápida olhada nas condições de cada unidade. O problema da Saúde de Araraquara vem se atolando há anos. Chegamos a um ponto onde uma FORTUNA é arrecadada com base em relatórios fraudados de todos os tipos e aplicada de forma tresloucada e meramente política (Basta ver o volume de propaganda em todas as mídias possíveis e existentes - Compram o silêncio de todo mundo. Quem não calam, atropelam! -. A fiscalização foi calada e, em parte, agora também segue o mesmo caminho: o colapso. Se médicos fizeram ou fazem tudo o que dizem rotineiramente, quem permitiu? O que é permitido aos servidores e o que é proibido? Quem pode deitar e rolar e quem é demitido? Saiba que cortaram a gratificação do médico que apenas solicitou trabalhar em outra sala devido ao cheiro de bosta existente em sua sala. Saiba que havia esgoto aberto há anos na sala dele e nunca ninguém da Vigilância ou da Secretaria deu conta de um simples ralo. Espero que de fato você entenda o quadro da Saúde. Mas posso debater horas e horas com qualquer profissional da área e ainda continuarei notando muito mais grave o problema de gestão e administração do rh e do capital que o problema de pessoas médicos -servidores públicos municipais.

Para mim, a questão político partidária estabeleceu um quadro desorientado e ganancioso de oportunistas. Vivo isso há mais de uma década. Participo de toda luta justa na qual vejo pessoas que acreditam também numa sociedade de menos alienação e de mais solidariedade. Não tenho nenhum partido e nunca terei. Não sou candidato e nem acredito na política partidária. Conheço muitos médicos do SUS que atendem com amor, mesmo trabalhando no cheiro de bosta e sem valorização. Se acha que a culpa é do médico vagabundo, também tenho que concordar. Mas é muito mais dos políticos safados e vagabundos que destroem este País. O ponto biométrico já era praticado por muitos médicos e horários eram cumpridos. O ponto biométrico é a "areia nos olhos" para encobrir a bosta toda que está fedendo em Araraquara. Muita gente ainda não registra o ponto biométrico, principalmente os nomeados em cargos políticos. E isso, soa bem a você? Sabe quantos são? Sabe quanto ganham? Sabe quanto realmente ganha um médico? Espero que saiba. Eu sei.

Veja as reportagens no jornal Araraquara LIVRE. Se não acreditar, procure o Ministério Público ou o órgão que achar melhor e faça sua pesquisa...



     Admitindo a prática fascista de amedrontar, calar e de confundir a opinião pública, a Prefeitura abriu processo administrativo disciplinar contra o médico que viveu a situação apontada nesta postagem.





Obrigado e até a próxima....

Nenhum comentário:

Postar um comentário