sábado, 30 de abril de 2011

DOCUMENTÁRIO 3ª parte

OS PROBLEMAS QUE NINGUÉM QUER VER...
(...NEM MOSTRAR) (3ª parte)

     Caros Leitores e Leitoras do Tavaintalado, a correria desta semana me impediu de postar na , mas espero que esta postagem valha o atraso. Meu Processo Administrativo na Prefeitura está na reta final, o que tem tirado meu sono, me deixado muito angustiado, me dado dores de cabeça terríveis e muita indignação. A indignação será muito fácil de compreender com o relato que faço de coração para vocês.

     Certa vez, um cara cheio de sonhos e com a vontade de melhorar a Cidade (que havia adotado como a sua) resolveu propor algo simples, sincero e muito produtivo. Como este cara era um engajado e preparado funcionário público da área da Saúde e do Meio Ambiente, ele, junto de seus amigos de trabalho, logo nos primeiros dias de um novo e promissor governo, levaram para um dos líderes deste governo (um vereador) uma proposta onde cada rua, avenida, praça e imóvel desta Cidade seriam visitadas, vistoriadas e melhoradas. As pessoas seriam ouvidas. Tudo gradativamente, sem pressa, como em qualquer coisa bem planejada e executada com dedicação. Pela prática dos proponentes havia uma estimativa de que seria possível concluir a atividade em todo o Município em uns 2 anos, o que seria uma total transformação no perfil ambiental e epidemiológico desta Cidade. Ao contrário dos interesses gerais, os proponentes não queriam cargos, não queriam gratificações e nem vantagens pessoais, queriam apenas executar algo que melhoraria a condição de saneamento e, consequentemente, de vida das pessoas desta Cidade. O cara cheio de sonhos do qual falo no início, olhou bem nos olhos do vereador que recebeu tal proposta e disse: “Saiba que gostamos de nosso trabalho e desta Cidade. Tornamos esta profissão nossa escolha de vida. Temos paixão por nossa atividade. Sendo assim, nos comprometemos em executar uma boa tarefa para a População.”

     O tempo passou e nada de planejamento, nada de mudanças nas fórmulas já vencidas pelos problemas, nada de pessoas propondo soluções. Nada de respeito aos trabalhadores... Ao contrário, mantiveram-se e foram ampliados os benefícios e os cargos desnecessários. Novas práticas irregulares foram adotadas. Antigas irregularidades foram modernizadas. Causadores de problemas passaram a ser absolvidos e qualquer um que se colocasse contra as irregularidades deveria ser perseguido, calado, afastado e humilhado. Mesmo com todas as evidências, relatórios e estatísticas, nada, nada foi capaz de impedir o fracasso total e imperdoável deste governo. O pagamento de dívidas de campanha, pelo caráter que tem, cobra seu preço. Falta de conhecimento técnico. Falta de habilidades na lida com o RH, falta total de planejamento e tantas outras faltas passarão impunes. Sabem quem está pagando? Eu, você, nossas famílias e amigos... todos nós estamos sendo punidos. Uma morte lamentavelmente foi confirmada e, pelos rumores, outras serão. Quanto custa a falta de sensibilidade dos governantes e políticos profissionais? Até quando a População vai se manter calada diante de tanta podridão? Não conhecia a jovem que faleceu. Talvez tenha estado em lugares onde ela também esteve ou estava. Não conheço sua família. Mas devo dizer que quando fiquei sabendo da morte dela, chorei muito e lamento do fundo do meu coração que isto tenha acontecido. Gostaria de pedir a vocês que estão lendo isto que imaginem por alguns segundos alguém muito especial e imaginem a possibilidade de perder esta pessoa... se você não se emocionar com isso, você já pode se sentir um “ser não humano”, como os políticos têm demonstrado ser. Espero que meus sentimentos e orações possam chegar ao coração dos amigos e familiares desta moça e torço para que tentemos impedir que novas vidas sejam ceifadas pela incompetência administrativa reinante neste País. Será que será necessário exigirmos Leis que obriguem políticos e seus familiares a serem tratados pelo SUS e atendidos na rede pública de Educação? Obriga-los a andar em transportes coletivos? O que está havendo com os órgãos de fiscalização, direitos humanos e de Justiça? Os processos serão sempre contra funcionários? Mesmo quando não fizerem o menor sentido? A População mais carente de serviços é que deve ser penalizada?... Venho alertando há muito tempo... quando lidamos com a vida das pessoas não há espaço para incompetências e vagabundagens... reparo, graças à Internet LIVRE, um número crescente de pessoas percebendo que se expressar faz a diferença... proteste, grite, chore, denuncie, poste coisas realmente relevantes para o coletivo... mas por favor, seja humano, tenha sentimentos e saiba, desta vez não foi você, mas se nada for feito, quem garante que você não será o próximo a deixar seus familiares e amigos tristes e inconformados?

     Quando penso que poderia ter participado com o meu suor, ao lado de meus amigos e de outros funcionários motivados e comprometidos de uma tarefa simples e objetiva com vontade e dedicação e que interesses completamente opostos ao bem comum impediram... Quando penso que poderíamos não ter tido uma epidemia, um caso, uma febre, uma morte... Quando penso... quando penso... existo!... e isto é perigoso...

Democracia = governo do Povo para o Povo
(é mesmo? Cadê o Povo? Só no prejuízo!?)

     Esta semana, volto a pedir desculpas pelo atraso na postagem, mas é que o próximo Documentário está dando um trabalhão, mas ao menos, agora estaremos em bando... (e quando eu digo que essa moçada que está chegando tem uma outra visão do Mundo tem gente que duvida... vocês vão ver...). Os vídeos desta semana, por questões técnicas e problemas com aquela peça que se senta numa cadeira à frente do computador, os vídeos estarão sem edições... do jeito que foram feitos foram postados... é um formato de vídeos que queremos explorar também...


IMPORTANTE: Todo o texto foi elaborado por mim tendo por base minhas experiências profissionais na área de Vigilância em Saúde e Meio Ambiente. As filmagens foram feitas para uso nesta postagem. As pessoas que eventualmente aparecem nas imagens deram seus depoimentos e suas colaborações de forma absolutamente espontânea.Quando houverem informações ou imagens de outras fontes, elas serão mencionadas. Não me oponho ao uso deste material parcialmente ou na integra para fins educativos ou para a confecção de trabalhos escolares, porém, por uma questão de respeito, peço que qualquer imagem, vídeo ou trecho de textos retirados deste Blog mencionem o link:


     Continuando com os vídeos que integram o nosso 1º Documentário, teremos hoje casos bem distintos, ainda assim, todos relacionados ao saneamento da Cidade. Uma situação encontrada chega a ser engraçada. Um borracheiro fez uma limpeza em sua borracharia. Não sei se ele pagou alguém ou se foi ele mesmo. O fato é que, além de ter jogado uns 30 pneus numa mata, o borracheiro deixou um cartão de visitas... uma placa com seu telefone celular e o horário de atendimento. Eu sempre comento que é comum o lixo e o entulho conterem endereços, extratos bancários e até documentos das pessoas, basta procurar. Este é só mais um exemplo. O fato principal é que devemos tomar consciência de nossas obrigações com o Meio Ambiente. A degradação é acelerada e muitos ainda colaboram com a destruição. Precisamos reverter este quadro urgentemente. Neste documentário estamos mostrando como a própria População trata suas Áreas de Preservação. Vemos também que a falta de planejamento administrativo faz com que algumas coisas bem simples nunca sejam resolvidas... o desprezo pela periferia ainda é muito difundido. As agressões ao meio ambiente e a falta de estruturas adequadas e sustentáveis de saneamento acabam sobrecarregando o sistema de Saúde. Mortes evitáveis acabam acontecendo e todos tentam tapar o Sol com a peneira... mas na “Morada do Sol” é difícil esconde-lo...

Vídeo: pneus na mata-entulho em áreas de preservação

Meus amigos e companheiros de equipe “Torres” e “Marcelão” retiraram os pneus mostrados no vídeo nos dias 11 e 12 de Abril, logo após a gravação dos vídeos. Obrigado “Sinantrópicos”!!!!!

vídeo: situação da linha férrea no Jd. das Hortênsias

vídeo: água parada no Jd. das Hortênsias-limpeza e mutirão recentes

     Já o outro caso é bem menos engraçado e é muito sério é o mostrado nas margens dos trilhos da ferrovia do Jardim das Hortênsias. A empresa responsável e a Prefeitura não definem a limpeza, desta forma, quando não é o mato e o entulho é o fogo que prejudica a População. De acordo com informações que obtivemos no local, havia passado uma máquina limpando há uns 20 dias e havia ocorrido um arrastão da Dengue no dia anterior ao da filmagem, portanto em 08/04/2011, no entanto pode-se ver grande quantidade de objetos que podem reter água nas imagens. No Jardim das Hortênsias registramos a falta de zeladoria nos próprios prédios públicos. Mato alto, uma mal definida divisa com uma área de mata, lixo mal disposto, calçadas danificadas ... tudo o que infelizmente se tornou comum nos prédios públicos de toda a Cidade. Um casal de moradores deu seu depoimento e isto será exibido na próxima semana, onde voltaremos a questionar a falta de “bolsões de entulho” nos bairros onde mais fazem falta. A Cidade está um prato cheio para blogueiros e para a própria População tirar suas conclusões. Quando começamos a usar desenhos, bonecos, figurantes e cenários para podermos fazer nossas propagandas... uhhhh... será que está difícil mostrar as pessoas e os lugares!? Pois bem... continuaremos com nossa pouca estrutura e com nossa grande vontade de fazer a diferença. E você?




Obrigado e até a próxima....


conheçam o vídeo clipe da banda ex4 e o projeto "ex4 nas escolas"
é o espírito que parece estar surgindo nas novas gerações
para protestar é preciso estar atento, ter conteúdo
ex4 estimula o potencial dos jovens e adolescentes
faz pensar política, saúde, educação...
EU PROTESTO também!!!!!
parabéns ex4 pela música e pelo clipe

quinta-feira, 21 de abril de 2011

DOCUMENTÁRIO 2ª parte


OS PROBLEMAS QUE NINGUÉM QUER VER... (...NEM MOSTRAR) (2ª parte)


IMPORTANTE: Todo o texto foi elaborado por mim tendo por base minhas experiências profissionais na área de Vigilância em Saúde e Meio Ambiente. As filmagens foram feitas para uso nesta postagem. As pessoas que eventualmente aparecem nas imagens deram seus depoimentos e suas colaborações de forma absolutamente espontânea.Quando houverem informações ou imagens de outras fontes, elas serão mencionadas. Não me oponho ao uso deste material parcialmente ou na integra para fins educativos ou para a confecção de trabalhos escolares, porém, por uma questão de respeito, peço que qualquer imagem, vídeo ou trecho de textos retirados deste Blog mencionem o link:


Obrigado.


     A questão dos resíduos sólidos é problema em quase todas as Cidades do Mundo. Oneroso, contaminado, sem valor ou desprezado, os materiais de construção, móveis velhos, eletrodomésticos, podas de vegetação e tantos outros resíduos não descartados com olixo comum” são fator de preocupação e devem demandar especial atenção da População e das pessoas envolvidas na formulação de Políticas Públicas. Muitas cidades dispõem de meios para lidar com estes resíduos. Araraquara se encontra numa situação bastante confortável sob este aspecto. O Município possui locais adequados para deposição de entulho. São os populares “Bolsões de Entulho” ou “Postos de Entrega de Volumosos” administrados pelo DAAE. Além disso, o entulho recolhido em caçambas é levado também para um local destinado ao recolhimento e tratamento destes resíduos. Possui também uma pequena estrutura para tratar os restos de vegetação. Obviamente que o aparato público disponível não supre todas as demandas existentes na população e nem mesmo a própria demanda, ou seja, os próprios espaços públicos e edificações do Município e do Estado já demandam mais serviços que a capacidade de executa-los.

     Limitações econômicas, culturais e a ignorância, associadas à falta de fiscalização efetiva e de estrutura e planejamento do Poder Público resultam em situações que só causam prejuízos. O Estado perde ao ter que correr atrás de problemas já existentes; a População, na carência de atendimentos e entendimentos sobre seus direitos e deveres, faz mal para si mesma sujando e contaminando os recursos naturais; o Meio Ambiente é rapidamente degradado; o Sistema de Saúde acaba sobrecarregado por falta de ações preventivas eficazes... uma série de fatores são decorrência da FALTA DE PLANEJAMENTO. Quando queremos resolver algo que já está causando mortes... perdemos... todos nós perdemos! Uma cidade com a estrutura de Araraquara não pode deixar que a incompetência e a falta de visão técnica e humana coloquem em risco qualquer pessoa que seja. Sem essa de chorar quando é com uma criancinha. Todas as vidas merecem respeito e, neste momento, todas estão em risco...

     Além do chororô de sempre, quais são as propostas das pessoas irresponsavelmente envolvidas com Saúde e Educação de sua Cidade? Quais são seus planos? Suas metas? Suas ações? Seus exemplos? Seus protegidos?...?... O que “situação” e “oposição” pensam? O que fazem? Posso dizer que é muito discurso pra pouca ação (e isso pra não dizer que é muito peido pra pouca bosta – pena que neste caso seja muita bosta!).

     Planejar Saúde e Educação afeta diretamente a vida de toda a População, portanto, responsabilidade e respeito são fundamentais. Um plano bem formulado, aplicável à realidade e executado com paixão e determinação, pode demorar, mas vai dar frutos... Eu acredito nisso e é por isso que chego a repetir as mesmas informação 20 vezes ou mais por dia. Cada pessoa que consigo passar algo importante para que ela mesma melhore sua vida é uma realização. Cada transformação que consigo realizar ao ajudar alguém é algo que reflete para melhor em minha vida também.

     No Município de Araraquara, mesmo com a existência dos “Bolsões de Entulho”, é muito frequente se deparar com entulhos, lixos comerciais e resíduos de oficinas, de construtoras e de empresas em áreas de preservação, beiras de rios, áreas e vias públicas... Os terrenos baldios também são alvo de todo tipo de lixo: restos de comida, óleo de fritura, restos de entulho e de podas de vegetação, bichos mortos, lixo doméstico, embalagens e por aí vai. A falta de planejamento e de estrutura para suprir tamanho problema é visível por quase todos os logradouros da Cidade. As Creches, os Postos de Saúde, as Escolas, os canteiros centrais das avenidas, as próprias avenidas... parece que tudo urge ação. No lugar das Prefeituras se estruturarem e voltarem aos bons tempos onde os Servidores Públicos eram melhor remunerados e executavam com gosto suas obrigações. A varrição de rua era pública e funcionava, a poda de árvores era pública e funcionava, o zelo com os prédios públicos era pública e funcionava... O que aconteceu? Os Servidores saíram do eixo ou o eixo está sendo mal usado? Tudo é terceirizado e nada funciona. Você Servidor Público municipal de qualquer lugar: Qual sua meta profissional? Quais seus planos para melhorar seu local de trabalho? O que está sendo feito da sua Cidade sem que você se manifeste? Quem são as pessoas que tomam as decisões? Você só vai usar sua estabilidade para se encostar no Serviço Público? Que tal usa-la para fazer o certo, o produtivo, o inovador, o transformador...? Que tal desafiar aqueles que agem em nome de interesses muito distantes da justiça e da honestidade? Sua “estabilidade” pode servir para isso!!!

     A deposição de entulhos e volumosos sem planejamento acaba causando muitos prejuízos, mas sem dúvida de que o maior prejuízo é para o Meio Ambiente. Vocês vão reparar no vídeo que nos lugares onde o canavial estava de um lado da rua e a mata do outro, as pessoas optaram por jogar todo tipo de coisas nas matas e não nos canaviais. Talvez, instintivamente, as pessoas atribuem maior graduação financeira à cana e, consequentemente, menos zelo com as matas. Quando uma poda de árvores é jogada na beira de uma mata, é fácil visualizar o grande incêndio pelo qual ela passará quando estiver seca. O fogo, lamentavelmente, causará danos nas árvores e na vegetação próxima. Nos períodos mais secos do ano, os estragos podem ser muito grandes, podendo resultar em grandes incêndios florestais.

Nesta postagem estarão disponíveis os vídeos:

Victorio de Santi – entulhos – depoimento carroceiros

Victorio de Santi 2 – entulhos – áreas de preservação

     Enquanto gravávamos as imagens, acabamos encontrando um grupo de “carroceiros” que aceitou conversar conosco e aproveitou para solicitar a construção de “bolsões” em mais áreas da Cidade. Por se tratar de atividade de tração animal, seria muita crueldade com os cavalos esperar que eles devam andar entre 6 e 10Km para descarregar uma pesada carga de entulho em local apropriado. Mesmo sendo um grande problema para o Meio Ambiente ver entulhos jogados em locais que deveriam estar absolutamente protegidos, é fácil entender a postura dos “carroceiros”, afinal, em boa parte dos casos, os animais são bem tratados e há uma relação de afetividade entre animal e dono, portanto, esperar que o “carroceiro” irá judiar de seu animal, exigindo dele um longo trajeto, chega a ser mesquinho. A falta de definição e de ações efetivas do Poder Público faz com que muitos trabalhadores trabalhem irregularmente e que o Meio Ambiente e a População saiam perdendo.

Vídeo: Victorio de Santi – entulhos – depoimento carroceiros


     Em pequenas quantidades, muitas pessoas acabam também agindo de forma equivocada e jogam seus resíduos em qualquer lugar e de qualquer jeito. Alguns lugares são tradicionalmente utilizados como áreas de descarte de entulhos, lixos e todo tipo de materiais por um grande número de pessoas. Não caberia o monitoramento destas áreas para se evitar a degradação desenfreada pela qual algumas destas reservas estão passando?

Vídeo: Victorio de Santi 2 – entulhos – áreas de preservação

     Medidas simples podem ser adotadas para se reverter este quadro. A Natureza sempre mostra que é capaz de se recuperar e retribuir o cuidado que temos com ela, por outro lado, a falta deste cuidado faz com que soframos as consequências. Como as áreas escolhidas pelas pessoas para suas deposições de entulho e lixo são geralmente as bordas da Cidades numa distância de residências que vária dos 10 aos 200 metros, é de se imaginar que haja maior trânsito de pessoas nestes lugares. No meio dos entulhos e lixos é comum acharmos restos de comida. Como já esclareci em postagens anteriores, o que faz com que um roedor, uma ave ou qualquer bicho tenha interesse inicial por um lugar é a disponibilidade de comida, sendo assim, o comportamento de uma pessoa em relação aos seus resíduos pode acarretar em consequências graves para sua própria saúde ou para a Saúde Coletiva. Nestas áreas podemos ter a incidência de animais da “fauna sinantrópica silvestre”, como os roedores vetores de Hantavírus.

     Por trabalhar no Controle de Fauna Sinantrópica tenho muita clareza para afirmar que um grande número de ocorrências envolvendo o aparecimento de roedores, aranhas, cobras, mosquitos, baratas e vários outros bichos nos quintais e casas são apenas a repercussão da falta de limpeza e zeladoria em terrenos, praças e vias públicas. Portanto, o melhor “veneno” é o zelo e a limpeza.

     O que fica evidente nesta postagem é que a instalação de locais adequados para a deposição e entrega de volumosos é um problema para ser solucionado em vários bairros. Outra questão que desperta atenção é o descaso com nossas poucas áreas de preservação.

     Na próxima semana continuaremos com vídeos de saneamento e continuaremos propondo melhorias para a qualidade de vida das pessoas. Além dos entulhos, mostraremos a quantas anda a zeladoria de Escolas, Creches e Unidades de Saúde e vias públicas... teremos também o caso do borracheiro que jogou uma grande quantidade de pneus numa mata e junto jogou a placa com telefone e horário de atendimento de sua borracharia...

Obrigado e até a próxima....

quinta-feira, 14 de abril de 2011

DOCUMENTÁRIO 1ª parte

OS PROBLEMAS QUE NINGUÉM QUER VER... (...NEM MOSTRAR) (1ª parte)




IMPORTANTE: Todo o texto foi elaborado por mim tendo por base minhas experiências profissionais na área de Vigilância em Saúde e Meio Ambiente. As filmagens foram feitas para uso nesta postagem. As pessoas que eventualmente aparecem nas imagens deram seus depoimentos e suas colaborações de forma absolutamente espontânea.Quando houverem informações ou imagens de outras fontes, elas serão mencionadas. Não me oponho ao uso deste material parcialmente ou na integra para fins educativos ou para a confecção de trabalhos escolares, porém, por uma questão de respeito, peço que qualquer imagem, vídeo ou trecho de textos retirados deste Blog mencionem o link:


Obrigado.

Abertura

vídeo: Abertura, bastidores, trilha e tema do documentário
música: Se é samba que eles querem - Malditas Ovelhas!
     Bem, o trabalho tem sido muito pesado para conseguir manter em dia as postagens do Tavaintalado. Sem qualquer experiência em vídeo, afinal, nem máquina para fazer as filmagens eu tenho e meu PC já tem 7 anos, o que, para os vídeos ultra HD existentes hoje, não dá... Acabo fazendo da maneira que dá, mas sempre com muita dedicação e com vontade de passar informações úteis para vocês. O amadorismo das filmagens ficará latente. Por outro lado, isto também é o nosso objetivo. Não queremos absorver padrões estéticos já massificados do jornalismo ficção de hoje em dia. O que nos interessa é mostrar de fato o que há na Cidade e não fazer discursos ou vender ideologias tendenciosas. Cada um que reflita e chegue às suas próprias conclusões. O que saliento são as informações, as pessoas, os lugares e as mudanças que poderiam melhorar tais lugares e a vida das pessoas.

     09 de Abril de 2011, um sábado de sol tipicamente araraquarense, eu, Marcelão, Zambone e o Valdir rodamos alguns locais da Cidade das 9h da manhã à 1h da tarde. Neste curto espaço de tempo, consegui material suficiente para 4 ou 5 postagens. Além disso, moradores deram depoimentos de forma totalmente espontânea e demonstraram seus desejos em relação ao poder público. As imagens ficaram meio "Bruxa de Blair", mas são locais fáceis de chegar e são problemas que existem há muito tempo em Araraquara. Um dos objetivos é mostrar a realidade da Cidade e sugerir medidas simples de melhoria para a vida da População, outro é demonstrar que para se conhecer os problemas de qualquer que seja o bairro, município ou imóvel, é necessário uma investigação atenta e um conteúdo teórico, técnico e principalmente PRÁTICO sobre as abordagens sociológicas, antropológicas, sanitárias, ambientais, históricas e culturais possíveis e imagináveis. Tais abordagens, apesar de parecerem complexas e sinistras para a maioria das pessoas, dependem de 2 únicos e inseparáveis instintos / comportamentos humanos: vontade e amor. É por conta disso que, colocando dinheiro do bolso e contando com o apoio de amigos e de minha família, venho dando conta de construir este Blog.

     O Tavaintalado é e sempre será um instrumento de mídia independente e terá sempre um caráter investigativo, onde o alvo das investigações serão as relações entre a População, a Cidade, os políticos e as Políticas Públicas possíveis para cada situação encontrada.


     Saúde, Sociedade, Meio Ambiente, Política, Saneamento e Cultura terão seu espaço para os fatos aqui... acompanhe e opine...

Nesta edição, torno disponíveis os vídeos:

Abertura, bastidores, trilha e tema do documentário;

Desnível no Distrito Industrial (DENGUE);

Drenagem do Vitório De Santi I (DENGUE)

     Esta semana vocês poderão ver situações que já existem há décadas. Com o crescimento das áreas impermeabilizadas nos bairros, durante todo o ano, águas provenientes da drenagem urbana ficam empoçadas dando condições para o mosquito da dengue e para outras espécies também. São situações onde nada ou quase nada pode ser feito pelas equipes de controle e combate à Dengue. Mesmo notificadas exaustivamente, nada é resolvido pelas autoridades, o que revolta a população que, por sua vez, "desintala" nos funcionários da Saúde.

     No Distrito Industrial, próximo ao CECAP, um desnível de galeria já integra a paisagem local faz muito tempo. Empresas locais, cansadas das nuvens de mosquitos, acabam jogando produtos químicos na poça existente naquela região da Cidade na intenção de matar as larvas. Por outro lado, eu mesmo já estive em situações onde a água empoçada estava repleta de óleo e as larvas dançavam até com mais disposição. Mesmo que matasse as larvas, no final das contas, esta água contaminada vai parar num curso d'água, portanto causando prejuízo ambiental. Os trabalhadores e moradores próximos aguardam uma definição da Prefeitura sobre isto, e nós, do Tavaintalado, também.

vídeo: Drenagem do Distrito Industrial (DENGUE)
    Outra situação que incomoda muito os moradores do Jd. Vitório De Santi I é o problema da drenagem das águas pluviais e de drenagem urbana. Toda água do bairro escoa para a parte mais baixa e não tem para onde ir, ou seja, fica estagnada nas sarjetas e num terreno. Isto é assim desde que o bairro foi feito e, apesar de ser algo possível de se resolver, continua causando prejuízos à Saúde e Qualidade de Vida da População. Neste vídeo, além deste tema, temos o início dos comentários sobre a condição do entulho e do lixo depositados nas bordas das matas, linhas de trem, beiras de rios e áreas de preservação. Vamos esperar que as equipes da Prefeitura se manifestem e possam esclarecer aos moradores sobre as alternativas possíveis de serem executadas.

vídeo: Drenagem do Vitório De Santi I (DENGUE)
     Na próxima semana retrataremos a situação de várias áreas de preservação de Araraquara e teremos o depoimento de "carroceiros" que pedem urgência na construção de "bolsões de entulho" em vários bairros da Cidade. Em alguns pontos, a distância dos "Postos de Entrega de Volumosos" (PEVs) dificulta e torna cruel a atividade dos carroceiros, que acabam depositando seus entulhos em locais inadequados. Reprimir ou fazer parcerias?

Agradecimentos

     Quero agradecer (E MUITO): meus pais; minha esposa; meus parentes e amigos, todos que acompanham as postagens e colaboram cada um da sua maneira e quero agradecer principalmente meus amigos: Marcelo César Castageni, Marcos Zambone e Valdir Teodoro Filho (por toda a ajuda e solidariedade). Outro agradecimento muito especial vai para minha prima Adriana (pela paciência e pelo rango) e para o Eduardo Duda (pela paciência, pelos ensinamentos em edição de imagens e por todo o tempo que disponibilizou para me ajudar). Outro agradecimento especial vai para a rapaziada do Malditas Ovelhas!, uma banda que vi nascer aqui em Araraquara e que hoje está fazendo história na nossa querida e vizinha cidade de São Carlos. Viva a boa música!!! Valeu aos MO!: Zé, Du, Yrae e Bruno... Agradecimentos mais que especiais ao SISMAR - Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região - sempre incentivando as boas ações dos Servidores Públicos em benefício da População, isto é Sindicalismo Social. PARABÉNS!!!

Fatos lamentáveis

Fato 1
Durante a gravação deste documentário, funcionários do Combate à Dengue faziam uma atividade no Centro e passaram pela casa dos meus pais. Minha mãe atendeu e solicitou que aguardassem para que ela pudesse abrir toda a casa para a vistoria. Ao voltar não havia mais ninguém. Ainda assim, minha mãe foi até a calçada e notou que um grupo de funcionários estava já uns 15 metros, em frente a outra casa. Minha mãe chamou e, segundo ela, disse: "Moça, pode vir aqui, já está tudo aberto, pode olhar". A "moça", segundo minha mãe, perguntou: "Tem água parada aí?". Minha mãe respondeu: "Acho que não". E ainda insistiu: "Mas pode olhar, já está tudo aberto.". E a "moça" respondeu: "Não precisa não. Se num tem água, tá tudo certo." 

Tá na hora de algumas pessoas criarem vergonha!!!!

Fato 2
Segundo informações que recebi, um funcionário (com cargo) da Vigilância Epidemiológica, imprime todas as postagens que faço no Tavaintalado e disponibiliza para seu superior na intenção de acharem algo que possa me prejudicar ou comprometer junto à Prefeitura. Não me preocupo, afinal já conheço bem estes covardes. Por outro lado , discordo completamente do fato de estarem usando a impressora da Vigilância Epidemiológica para fazerem isto e fazerem isso em horário de serviço (devem ter muito tempo livre). Os textos são grandes e cheios de imagens, o que consome muita tinta. Solicito que façam seus joguinhos e palhaçadas sem o uso dos equipamentos de trabalho e não causando mais prejuízos do que já causam para os cofres públicos.

Tá na hora de algumas pessoas criarem vergonha!!!! (acho que este caso é perdido)

Fato inusitado

Fato 1
     Representantes da Saúde e da Vigilância estão adequando seus discursos à nossas postagens, o que demonstra interesse pelos assuntos e reconhecimento ao nosso trabalho. OBRIGADO!!!!

Obs.: todos os vídeos estarão disponíveis no youtube. Basta buscar por "tavaintalado".

Obrigado e até a próxima....

quinta-feira, 7 de abril de 2011

fichas, roteiros e manuais


IMPORTANTE: Todo o texto foi elaborado por mim tendo por base minhas experiências profissionais na área de Vigilância em Saúde e Meio Ambiente. Os registros fotográficos também são de minha autoria. Quando houverem informações ou imagens de outras fontes, elas serão mencionadas. Não me oponho ao uso deste material parcialmente ou na integra para fins educativos ou para a confecção de trabalhos escolares, porém, por uma questão de respeito, peço que qualquer imagem ou trecho de textos retirados deste Blog mencionem o link:


Obrigado.



     Nesta postagem disponibilizarei alguns modelos de formulários e documentos importantes para o bom andamento das atividades de Vigilância em Saúde. São documentos .pdf muito úteis para Municípios que estão buscando aprimorar as atividades de fiscalização.Vários links recomendados ao lado direito das postagens levam à legislações e manuais oficiais, o que também pode nortear a aplicação de cada impresso disponibilizado nesta postagem. Coloco-me à disposição para eventuais dúvidas e esclarecimentos quanto à forma de utilização dos papéis, porém, devo ressaltar que o principal da atividade consiste em atenção e vontade individual de executar uma boa vistoria, sendo assim, os papéis são apenas o complemento burocrático para um trabalho de fiscalização pautado sobretudo em educação.

     Para os proprietários e responsáveis pelos estabelecimentos comerciais e industriais que produzem alimentos, a ficha de inspeção disponibilizada serve como um "check list", ou seja, se o estabelecimento estiver de acordo com os itens abordados nesta ficha, dificilmente terá problemas com os consumidores, com a Vigilância e com sua própria imagem...

     É importante que a população conheça minimamente seus direitos. Cabe aí então, saber quais as exigências e as normas para que um estabelecimento esteja de acordo com a Vigilância e com as Boas Práticas na Manipulação de Alimentos. Já para os profissionais da área de Vigilância em Saúde, trata-se de obrigação estar atualizado com as Leis, saber aplica-las e saber ponderar cada situação. Daí a importância da capacitação contínua e da dedicação de cada agente envolvido no processo.

     Por se tratarem de "modelos", cada Município ou Secretaria deve analisar as possibilidades e adequações no uso destes documentos.


modelo de ficha de inspeção para manipuladoras de alimentos
modelo de termo de orientações
modelo de auto de infração
modelo de termo de intimação
modelo de folha para despachos


     Na próxima semana, com a ajuda de alguns amigos, tentarei produzir uma vídeo reportagem abordando temas importantes relacionados à saúde, meio ambiente, saneamento, sociedade e políticas públicas. Aguardem...


Antes de me despedir, uma coleção de links sobre a situação da Dengue em Araraquara e Região...


http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/03/28/mulher-morre-com-suspeita-de-dengue-em-araraquara-sp-924113579.asp

http://g1.globo.com/luta-contra-a-dengue/noticia/2011/02/araraquara-registra-mais-de-40-casos-de-dengue-em-24-horas.html

http://www.saocarlosagora.com.br/regiao/noticia/2011/03/29/16355/araraquara-confirma-520-casos-de-dengue/

http://eptv.globo.com/noticias/NOT,3,7,343003,Cidades+intensificam+acoes+de+combate+ao+mosquito+da+dengue.aspx

http://videos.araraquara.com/videos/803/chapa-quente-8-dengue

http://videos.araraquara.com/videos/1472/combate-faro-fino-x-dengue

Obrigado e até a próxima....

domingo, 3 de abril de 2011

Para bom entendedor...

Confirmada mais uma epidemia de Dengue em Araraquara... sem comentários...


Clipe com imagens escolhidas especialmente para a música
"Tataraneto do Inseto" do "Jorge Mautner".
A música foi gravada em 1985 e continua bem atual...


Tataraneto do Inseto
Jorge Mautner

Uns transmitem malária
Outros outras doenças
Mas há uma política de agrotóxicos Pelo ar...

Cada inseto tem um neto
Tataraneto de outro inseto

De acordo com uma lei estabelecida
De driblar sempre a morte Com a vida

Cada neto de outro inseto
Fica mais forte tomando inseticida

Ele havia nascido de um pântano qualquer
Um belo dia pousou em cima das páginas do filósofo alemão Nietzsche
Onde o filósofo diz que:
“Os fortes quando tomam veneno
O veneno só os torna mais fortes.”

Ah! Olhou para aquela bela lata de DDT à sua frente
E tomou todo o seu conteúdo num só gole

Neste dia estouraram-se os neurônios
E eis que nasceu o primeiro super-mosquito
De todas as gerações
E ele me manda este recado para vocês:

“Canalhas seres humanos, arrependei-vos!”

”Vós sereis julgados Pelo Tribunal Popular da Frente de Libertação Nacional e Universal dos Mosquitos 

sob o meu comando
Acusados de massacres, torturas e cruéis assassinatos
De milhares de bebês-mosquitos,
Mulheres-grávidas mosquitos,
Anciãos-mosquitos...”

”Canalhas, arrependei-vos!”

”É chegada a vigésima quinta hora!
Ouvi falar que uma pulga e um piolho estão no mesmo caminho!”

”Mãe, Mãe! Olha o céu de Araraquara:
Tá preto de mosquito!
Eu tô com medo, Mãe!”

“Canalhas! Arrependei-vos!!!”



Não me oponho ao uso deste material parcialmente ou na integra para fins educativos ou para a confecção de trabalhos escolares, porém, por uma questão de respeito, peço que qualquer imagem ou trecho de textos retirados deste Blog mencionem o link:


Obrigado.
Obrigado e até a próxima....